
PROJETOS EM ANDAMENTO
Investigando a concentração de biomoléculas na terra primitiva
Descrição: Utilizar ferramentas e análises para contribuir na discussão do problema da concentração de biomoléculas nos ambientes da terra primitiva.
Análise de DNA ambiental (eDNA) de amostras superficiais do módulo CRIOSFERA 1 e seu uso como traçador do efeitos biogeoquímicos no interior do continente antártico
Descrição: Utilizar técnicas de análise de eDNA para avaliar o impacto biogeoquímico de alguns grupos de organismos no interior do continente antártico analisando amostras provenientes do módulo CRIOSFERA 1.
O uso de simuladores de solo marciano e análise de germinação e crescimento vegetal
Descrição: Utilizar simuladores de solo marcianos e avaliar o crescimento de espécies vegetais de interesse em diferentes condições atmosféricas visando fornecer dados relevantes para futuras missões de colonização no sistema solar.
Astrobiologia e Astrofotografia: O emprego da fotografia como ferramenta de sensibilização e divulgação em Astrobiologia.
Descrição: Utilizando técnicas fotográficas objetiva-se a discussão de aspectos cruciais dentro da ciência da Astrobiologia, tal como zonas de habitabilidade e exoplanetas.
A sanitary view of COVID-19 control - COVID-19 Emergency Support for Brazil (INT0098)
Descrição: Projeto aprovado junto à IAEA/ONU (Agência Internacional de Energia Atômica/Organização das Nações Unidas) para investigar a aerobiologia do SARS-Cov2 em amostras ambientais.
Financiador(es): International Atomic Energy Agency / ONU - Cooperação.
Aerobiologia do SARS-CoV-2: Identificação de carga viral por diâmetro aerodinâmico e monitoração no ar em áreas de grande circulação
Descrição: Apesar de na atualidade o direcionamento de ações no combate ao SARS-CoV-2 esteja focado para o desenvolvimento de vacinas e drogas e na testagem populacional, a questão sanitária é grande importância considerando-se as evidências da presença do vírus no ar. É sabido que no médio e longo prazos o vírus continuará circulando pela população, numa escala de tempo ainda não definida. Assim, o uso de “sentinelas” tais como a monitoração atmosférica de área de grande circulação de trabalhadores e transeuntes podem atuar como um eficiente diagnóstico de grupos populacionais infectados.
Financiadores(es): FAPERJ
Biologia Molecular e Biodiversidade: Uma abordagem genômica aplicada aos problemas da identificação molecular de organismos e seu emprego em questões ambientais
Descrição: O projeto relaciona-se ao desenvolvimento e emprego de tecnologias moleculares na identificação de espécies e populações de interesse e a análise dos resultados dentro de um contexto filo/biogeográfico e conservacionista. Grupos de espécies e/ou populações de interesse são investigados com o uso de modernas análises genômicas que buscam responder questões relacionadas a sua identidade, origem, evolução, variabilidade e conservação. Os dados moleculares são utilizados em conjunto com análises biogeográficas e populacionais, bem como empregadas alimentando modelos computacionais que analisam a disponibilidade de habitat em conjunto com dados e projeções bioclimáticas. Este é um projeto temático e vários subprojetos encontram-se sendo desenvolvidos deste contexto.