
O NGA Tech é o braço de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do NGA-UERJ. Nele desenvolvemos tecnologias educacionais e aplicadas que visam, dentre outras coisas, atender um dos principais objetivos do laboratório, isto é, fomentar o interesse de profissionais e leigos em relação à área espacial nacional. Atuamos no desenvolvimento de foguetes amadores que visam aumentar a integração e interesse de alunos do ensino básico e superior nos temas relacionados à exploração espacial, bem como desenvolvemos tecnologias, instrumentos, métodos e procedimentos de coleta e análise de dados relacionados aos projetos desenvolvidos no NGA. Em conjunto com o Departamento de Inovação da UERJ integramos o grupo das UDTs da universidade, laboratórios especiais que realizam, além de suas atividades de pesquisa naturais, o desenvolvimento de tecnologia e patentes, convertendo o conhecimento adquirido em suas pesquisas em conhecimento disseminado e produtos que impactam de maneira positiva a sociedade brasileira.


Objetivos e Metas
Objetivamos o desenvolvimento de foguetes educacionais, microssatélites e sondas para a coleta de dados e amostras em baixa, média e alta atmosfera, o desenvolvimento de simuladores de ambientes espaciais, rovers e equipamentos fixos remotos para coleta e análise de amostras, dentre outras tecnologias associadas. Nossa meta de desenvolvimento para 2025 contempla os projetos NGA1, um foguete amador de motor híbrido, o BioCube, o cubesat que servirá como plataforma de trabalhos para nossos estudos em atmosfera baixa e média e o DeepSim, um simulador de condições espaciais para experimentos biológicos.

Sistemas de Identificação
Em construção


ATMOS
Dispositivo para monitoramento dos níveis de dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), compostos orgânicos voláteis totais (TVOC), ozônio superficial (O3), metano (CH4), dióxido de nitrogênio (NO2), dióxido de enxofre (SO2), PM2.5, PM10, temperatura, pressão, umidade, direção, intensidade do vento, radiação solar visível e radiação UV superficial com utilização de tecnologia Arduino. Instalado no Módulo IPANEMA, na Península Antártica desde Outubro de 2021 para testes operacionais. Registro de Patente BR1020220219265.